NFT é a sigla para “Non-fungible token”, ou seja, tokens não fungíveis. Trata-se de uma certificação de propriedade, isto é, uma garantia de propriedade como um documento de um veículo por exemplo. Está vinculada a um produto digital, sendo mais aplicada em jogos digitais, músicas, filmes e séries, livros, fotografias, obras de arte e demais ilustrações.
NFTs podem ser criados por qualquer pessoa e para qualquer finalidade desejada. Para o universo cripto, o NFT já representa uma nova oportunidade para os criadores de produtos digitais.
O que é token
Palavra do inglês que significa “símbolo”, token é um arquivo criptografado que representa digitalmente um ativo. Ou seja, uma unidade digital vinculada a um bem, serviço ou valor real – não necessariamente financeiro. O token pode ser comprado, doado, trocado ou dar direito a algum produto ou serviço do seu interesse.
Não existe nele o valor intrínseco, seu valor está no ativo que representa. Nesse sentido, é semelhante ao papel-moeda que utilizamos, o qual em si não detém valor algum, mas sim uma carga simbólica que permite girar as rodas da economia.
Outro exemplo são os “gift cards” (cartões presente), que com um determinado código permitem acesso para usufruir determinado bem ou serviço ao seu detentor. A tokenização de ativos tem se tornado tendência no mercado.
Tokens são, na verdade, a fração digital de algo maior, como as ações ou a participação nos lucros de uma empresa ou fundo de investimentos.
Efeitos da tokenização
A tokenização agiliza o processo de compra e venda de um negócio digital, é automatizada, inteligente, melhora o controle de pagamentos e oferece transparência para as transações. Mas, para garantir a sua legalidade, requer o acompanhamento de um contador e assessoria jurídica.
Com esse acompanhamento torna-se real a possibilidade de os usuários avaliarem, venderem, comprarem e leiloarem seus ativos digitais de forma segura. Ao tokenizar o produto, sua autenticidade é garantida pela blockchain – tecnologia que registra transações no universo cripto.
Os usos podem ser bastante diversificados, podendo ser aplicados principalmente no campo das artes e do entretenimento, como games, obras de arte, fotos, música, vídeos, entre outros.
A movimentação dos NFTs no mercado artístico
Leilões de artes digitais (pinturas e modelos 3D), estão sendo usados com o propósito de criar escassez desses arquivos. Também buscam despertar o interesse de posse dos originais por parte dos investidores e colecionadores – tal como vemos no mundo real.
É o caso da obra de arte “Everydays – The First 5000 Days”, do artista Beeple (Mike Winkelmann), que representa uma colagem de obras do artista, publicadas desde 2007. A obra foi vendida por nada mais que US $69.3 milhões e fez do autor um dos 3 artistas vivos mais valorizados do mundo.
Everydays – The First 5000 Days, Beeple, 2007.
Games
Para os games, o interesse gira em torno da obtenção de itens especiais, raros e que conferem mais poderes ou status no jogo. Logo, apresentam alta demanda no mercado e a sua consequente valorização.
Os NFT Games representam uma verdadeira disruptura na indústria dos jogos, com capacidade de promover uma evolução quanto ao desenvolvimento, comercialização e jogabilidade dos games digitais.
Alguns exemplos são:
Decentraland consiste em um metaverso onde os NFTs podem representar porções de terra em diferentes distritos do mundo virtual. Nesse jogo, propriedades podem ser construídas para serem alugadas ou vendidas, permitindo a monetização no mundo real.
Colecionáveis
NFTs são um meio de oferecer escassez artificial a determinado item, e essa é a principal característica de um item colecionável.
Cards de jogadores de futebol, personagens de um jogo (Axie Infinity), figuras digitais (CryptoPunks) ou mesmo uma obra de arte digital são exemplos de itens colecionáveis. Mas, também é possível garantir a propriedade de um domínio personalizado – geralmente os terminados em “.eth” ou “.crypto”.
Audiovisual
No mercado audiovisual, NFTs podem ser utilizados para controlar direitos autorais de textos, músicas, vídeos e roteiros. Basta o autor fazer o registro em blockchain e então gerenciar o token que representa a propriedade para negociar os direitos de sua obra sem depender de intermediários.
A aposta dos especialistas é que o NFT será adotado em massa muito em breve. Contribuirá, portanto, para a disseminação e manutenção do mercado cripto e seus produtos digitais.