Day Trade x Swing Trade: qual estratégia escolher?

No início da jornada de todo novo investidor, é normal surgir a seguinte dúvida: qual é a melhor estratégia para operar no mercado financeiro? A resposta para essa pergunta é bem simples: a melhor estratégia é aquela que funciona para você. Isto é, a que você tem tempo e perfil psicológico para aguentar. Nisso residem as diferenças de Day Trade x Swing Trade.

Aqui vale desmistificar o conceito de que “existe o jeito certo de operar no mercado”. Na verdade, não existe. Conversando com vários operadores profissionais, todos eles têm em comum o fato de que simplesmente persistiram em seus estudos e sistemas. Seguiram esse caminho até que tudo começou a dar certo e funcionar naturalmente.

Esse nível pode ser atingido por todas as pessoas, mas não de todos os jeitos. As diferenças nos tipos de operação, especialmente Day Trade x Swing Trade, dependem:

  • do tempo que o investidor tem para acompanhar o mercado todos os dias;
  • e do seu perfil psicológico para seguir a estratégia e as operações.

Confira a seguir as particularidades de cada operação.

O que é Day Trade?

Day Trade são as operações abertas e fechadas no mesmo dia. Pela baixa variação no preço dos ativos ou nos instrumentos utilizados, essas operações geralmente são alavancadas. Muitas pessoas perdem quantias significativas no Day Trade por não saberem o montante que estão colocando no risco do mercado.

No par Day Trade x Swing Trade, a primeira modalidade operacional é a mais complicada. Afinal, seus instrumentos são complexos e podem ser utilizados para várias outras operações. Em contrapartida, por se tratar de muita alavancagem, os Day Traders de sucesso ganham muito dinheiro.

E aqui é onde o sonho pode ser frustrado: não importa o quanto você deseje, Day Trade simplesmente não é para todos.

Essa modalidade trata do acompanhamento das pequenas variações de mercado – ou seja, poucos centavos ou pontos podem fazer uma grande diferença. É alto o nível de atenção exigido, assim como todos os feedbacks e inputs que as telas passam ao operador. Isso pode ser demais para algumas pessoas que simplesmente não conseguem ganhar dinheiro, não importa o tempo que passe.

Além de ser necessário estar exposto todos os dias aos sinais (na tela), é preciso tempo para acompanhar o mercado. O planejamento estratégico e a atenção ao mercado são indispensáveis nesse contexto.

Por isso, os Day Traders de sucesso acabam transformando a prática em profissão. Eles passam cerca de 12 horas por dia estudando e operando o mercado. Essa é, aliás, outra das diferenças cruciais de Day Trade x Swing Trade, como veremos a seguir.

O famoso “tempo de tela” é o que os operadores mais espertos chamam de experiência. Com o tempo, o operador acaba se conhecendo emocionalmente, e também o mercado. Desenvolve o feeling operacional que comentamos no início deste artigo, evitando assim cair em armadilhas. 

E o Swing Trade, do que se trata?

Porém, nem todos os estilos operacionais precisam de tanta disciplina e tempo. Os Swing Traders também são operadores ativos de mercado, mas que passam menos tempo em frente às telas.

Como vimos, os Day Traders estão tentando capturar as pequenas oscilações diárias do mercado. Enquanto isso, os Swing Traders estão de olho nas movimentações maiores e que levam mais tempo. Desse modo, conseguem obter resultados nesse tipo de movimento, porém com menor alavancagem.

Mas há uma semelhança na oposição Day Trade x Swing Trade: o planejamento ainda é essencial para a estratégia. Gastando em média ao menos 4 horas por dia no mercado, Swing Traders geralmente testam seus sistemas em períodos passados. Nesse sentido, buscam uma estratégia estatisticamente positiva em relação às suas entradas. 

O fator psicológico influencia muito também nessa modalidade operacional. O operador é seu próprio chefe e precisa estar constantemente verificando sua exposição no mercado. Se não seguir à risca o sistema operacional que foi criado, o resultado será diferente do planejado.

Quais são as vantagens de Day Trade x Swing Trade?

Ambas as modalidades requerem muita dedicação às telas, por isso investir ativamente é recompensador. O operador que tem disciplina e dedicação consegue aproveitar as melhores oportunidades que aparecem nos mercados. Por isso, o estudo e o planejamento devem ser constantes em Day Trade x Swing Trade. 

Aos que aspiram virar operadores profissionais de mercado, saibam que a prática não é apenas uma brincadeira, como um cassino. O vício pelo sentimento de ganhar dinheiro apertando um botão pode corromper os desavisados e causar perdas irreparáveis de capital

Geralmente, os operadores que obtêm sucesso no mercado demoram, em média, dois anos para parar de perder dinheiro. Depois disso é que vão registrar ganhos. Portanto, paciência e autoconhecimento são essenciais para atingir a consistência.

Falamos aqui que, no contexto de Day Trade x Swing Trade, o Day Trade não é para todos. Você percebeu que não tem tanto tempo ou perfil psicológico para atuar no mercado? Então talvez seja a hora de experimentar um ritmo mais lento.

Da mesma forma, os que dispõem de tempo livre podem tentar a sorte nas alavancagens diárias. Arriscando pouco patrimônio, trilham a mágica jornada do mercado. Mas estejam atentos! Essa jornada pune muita gente, especialmente os apressadinhos e desinformados.
Gostou deste conteúdo sobre Day Trade x Swing Trade? Faça parte da Comunidade Investfy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vagas encerradas. Preencha os dados abaixo para entrar na lista de espera: