Day trade: 5 dicas para começar bem operando no mercado

Todos os dias operadores de mercado profissionais se aproveitam das flutuações dos preços para ganhar dinheiro em operações. Elas geralmente são iniciadas e encerradas no mesmo dia. Estas operações são chamadas de day trade

O day trade ficou famoso entre os iniciantes no mercado pois os contratos futuros requerem uma margem muito pequena para começar a operar. Isso acaba atraindo pessoas com pouco conhecimento e pouco dinheiro para esse tipo de operação.

Mesmo que seja verdade que você precise de pouco dinheiro para começar a operar no mercado financeiro, não significa que você deva começar pelo day trade. Não é porque é mais barato que é algo mais fácil, existe um mundo  de conhecimento por trás desta modalidade. 

Mas, por onde começar? Então aqui vão 5 dicas para você começar a operar bem no mercado financeiro.

Conheça o instrumento que você está operando

Geralmente os cursos de day trade que existem por aí vão focar em aspectos técnicos de execução de ordem, estratégias, gerenciamento de risco, entre outros. Mas, não vão propriamente introduzir o aluno ao instrumento “contrato futuro”. 

Alguns cursos dizem que você deve começar com apenas 100 reais operando no mini índice. Mas, não dizem que na verdade a exposição de 1 contrato está expondo seu dinheiro a um valor nominal de aproximadamente 20 mil reais. 

Ou seja, quando você ver algum “professor” de day trade falando pra você comprar 1 contrato com 100 reais no mini índice, ele na verdade está mandando você alavancar 20 vezes a sua conta.

Então, se você que está lendo já perdeu uma conta de 100 reais no mini índice, saiba que o motivo é este. Você estava utilizando níveis de alavancagem fora do padrão e que ninguém que aspira seguir essa carreira profissionalmente deveria utilizar.  É necessário saber a composição do índice, como funciona a rolagem, o que são os horários de especulação. Assim poderá entender como os agentes de mercado utilizam o instrumento e como ele se relaciona com as ações e os derivativos. 

Pague ao mercado para te ensinar e crie experiência emocional

Você se sente confortável em ver na tela seu dinheiro derretendo? 100 reais? 200 reais? E 5 mil reais? 10 mil reais talvez? Você sabe exatamente como vai reagir e se sentir quando essas situações acontecerem?

Muitos dos cursos de day trade por aí dizem que você deve passar algum tempo operando no simulador para treinar a estratégia durante meses antes de começar a operar. Porém, o simulador não vai te dar nenhuma experiência emocional. 

Não é como você age quando está ganhando que interessa. O importante é a situação inversa, quando a situação está apertada e você está nervoso, como age nessas situações? Muito do seu resultado no mercado financeiro tem a ver em como você lida com as perdas, e não com os ganhos.

Por isso é importante que o simulador seja utilizado apenas para você aprender a operar na plataforma. É importante mudar o quanto antes para uma conta real de certo valor e considerá-la como um curso que você pagou para o mercado financeiro para aprender a operar. Só existe um jeito de aprender a operar: operando.

Ser o seu próprio chefe é difícil, saiba gerenciar

Esqueça coisas complexas como diário de trading e replays atrás de replays, o que você precisa é bater as contas. 

Ser o seu próprio chefe é difícil no day trade. Às vezes você não vai querer enxergar a fatídica realidade de que está fazendo alguma coisa errada ou fugindo um pouquinho aqui e ali do seu planejamento e limites.

Em um fundo multi-milionário, se você desrespeitar as regras uma única vez, você está fora. Um contrato a mais e você está fora. Um stop fora do limite e você está fora. A mesma rigidez e rigor deveriam ser utilizadas pelos traders individuais para julgar as suas próprias operações. Atingir o profissionalismo operacional é difícil sendo seu próprio chefe. 

E compartilhar as operações com algum amigo ou fazer parte de uma comunidade de traders pode ajudar a gerenciar esses pontos de uma maneira melhor. Monte seu plano e siga-o com muita rigidez.

Esqueça a estratégia perfeita: execute ordem

Muitas pessoas procuram a estratégia perfeita, o curso perfeito, o professor perfeito que vai finalmente ensinar o modelo operacional estatisticamente perfeito. Essa ilusão é vendida com a certeza de que você vai ganhar dinheiro no mercado financeiro. 

A verdade é que isso não existe. A estratégia que funciona é a que faz com que você ganhe dinheiro, e não necessariamente a estratégia que um operador utiliza.  A melhor estratégia é aquela que te deixa mais confortável em suas operações diárias.

Existe um momento mágico na vida de um day trader que é quando sobrevive tempo suficiente para adquirir tempo de tela e aí tudo começa a dar certo. 

Você começa a identificar padrões de mercado e executá-los inconscientemente. Mesmo que dê errado algumas vezes, ali está o seu conforto. Desta forma você se sente mais confiante e ganha mais dinheiro. 

Portanto, execute ordens. Compre e venda, persista. Monte uma estratégia que lhe permita errar bastante, pois o processo de aprendizado é longo e muitas vezes pode parecer que você está perdido quando não está.

A realidade cobra: day trade não é pra todo mundo

Apesar de existirem vários cursos e várias pessoas que se proclamam day traders, essa prática operacional não é pra todo mundo.

Day trade lida com o acompanhamento diário de vários dados, sinais que são interpretados pelo seu cérebro de infinitas maneiras. Isso causa um desgaste emocional e psicológico muito grande. 

Os day traders mais experientes costumam dizer que day traders tem prazo de validade, e isso é por conta da capacidade de raciocínio, mas do desgaste. 

Algumas pessoas não conseguem aguentar esses sinais todos os dias, o que afeta o operacional. Por isso, a constância e o autoconhecimento são muito importantes aqui, pois talvez você deva buscar outras modalidades como o swing trade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vagas encerradas. Preencha os dados abaixo para entrar na lista de espera: